Conselho Eleitoral Proclama Nicolás Maduro Presidente da Venezuela; Oposição Aponta Fraude

Maduro é reeleito para novo mandato com mais de 5 milhões de votos, enquanto oposição contesta resultado

Conselho Eleitoral Proclama Nicolás Maduro Presidente da Venezuela; Oposição Aponta Fraude
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Nicolás Maduro como presidente do país para um novo mandato nesta segunda-feira (29), um dia após as eleições presidenciais. Com essa vitória, Maduro continuará no poder entre 2025 e 2031.
 
Após a proclamação, Maduro comemorou o resultado, destacando a importância histórica da sua vitória. “Foi uma jornada histórica. Vencer o fascismo, os demônios com a força de Cristo, de Bolívar e Chávez é uma proeza histórica”, afirmou. Ele também recebeu oficialmente a credencial que confirma sua reeleição. “Recebo essa credencial constitucional, legal, de poder encarregado de gerir os temas eleitorais da Venezuela. O poder soberano eleitoral da Venezuela emitiu um parecer, que recebo com muita humildade”, declarou.
 
Durante seu discurso, Maduro acusou novamente a oposição de tentar desestabilizar seu governo, referindo-se a tentativas de golpe de Estado. “Não é a primeira vez que enfrentamos o que estamos enfrentando. Estão tentando impor um golpe de Estado na Venezuela. De caráter fascista e contrarrevolucionário”, disse, fazendo uma analogia com Juan Guaidó, opositor que se autoproclamou presidente em 2019.
 
A vitória de Maduro foi anunciada pelo CNE no início da madrugada desta segunda-feira (29). O resultado oficial apontou que ele obteve 51,2% dos votos, enquanto seu principal adversário, Edmundo González, conquistou 44,2%.
 
No entanto, a oposição contesta a legitimidade do pleito. O grupo oposicionista, que se uniu contra a candidatura de Maduro, afirmou que houve fraude nas eleições e que, na verdade, Edmundo González teria vencido com cerca de 70% dos votos. 
 
Quem é Nicolás Maduro?
 
Nicolás Maduro Moros nasceu em 23 de novembro de 1962, na cidade de Caracas, na Venezuela. Filho de Nicolás Maduro García e Teresa de Jesus Moros, é casado com Cília Flores e tem um filho, Nicolás Jr. Antes de ingressar na política, trabalhou como motorista de ônibus e foi membro do sindicato de trânsito.
 
Em 12 de outubro de 2012, foi escolhido por Hugo Chávez como seu vice-presidente. Pouco tempo depois, em 9 de dezembro do mesmo ano, Chávez apoiou Maduro para sucedê-lo, em razão da necessidade de passar por uma quarta cirurgia no tratamento contra o câncer. Chávez faleceu em 5 de março de 2013, e três dias depois, Nicolás Maduro assumiu como presidente interino.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow